terça-feira, 1 de outubro de 2013

MOMENTO DE DECISÃO

Uma das mais importantes manifestações da história recente de nosso país está acontecendo neste momento, diante do "palácio da corrupção", o Congresso Nacional. Centenas de lideranças indígenas, representando suas etnias e seu povo (NOSSO POVO!), estarão reunidos pelos próximos três dias em protesto contra a DITADURA RURALISTA que se implantou neste país. É um momento único, decisivo e definitivo para assegurar a DIGNIDADE de nosso país, pela consolidação humanística de nossas instituições, hoje atreladas simplesmente a processos burocráticos que raramente se refletem em ações.

É também um momento decisivo para a FUNAI como instituição responsável pela aplicação das políticas públicas indigenistas. Não basta uma nota declarando considerar justa a CAUSA INDÍGENA: é claro que é justa! Mas é preciso estar ao lado das populações indígenas, justamente nesta hora tão importante! Onde estão as lideranças da FUNAI, ausentes dessa enorme concentração de povos indígenas? Por que somente as ONG´s estão lá presentes (ISA, GREENPEACE, CIMI), declarando suas convicções inabaláveis e seu espírito de luta? Onde estão os servidores da FUNAI???

Onde estão os indigenistas desse país, que não se manifestam publicamente em defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas, assegurados pelos artigos 231 e 232 da Constituição Federal, e que agora a maldita Bancada Ruralista quer revogar através da constrição das atribuições da FUNAI pela demarcação das Terras Indígenas, SUBORDINANDO-A AO CONGRESSO? De nada adianta declarar "solidariedade" se não está presente entre suas lideranças, justamente na maior e mais importante manifestação de nossa história para a sobrevivência dos povos indígenas e de sua cultura milenar!

Precisamos lutar para impedir que a PEC215 seja aprovada pelos dePUTAdos, dando ao congresso corrupto as prerrogativas de vetar o trabalho técnico e antropológico de identificação, delimitação e demarcação de terras indígenas da FUNAI, como quer a ruralista Gleisi Hoffmann, vendida para os latifundiários do Paraná, onde se candidata a governadora com apoio de Dilma. O que esses corruptos entendem de indigenismo?

A FUNAI já perdeu o grande momento de contestar o autoritarismo aristocrático de Dilma Rousseff quando autorizou a construção de Belo Monte e de tantas outras hidrelétricas da Amazônia, com consequência tão nefastas para as populações indígenas. Fechou os olhos, aprovou e aceitou os estudos de impacto ambiental, incompletos, malfeitos e tendenciosos, só para não contrariar a "presidenta incompetenta"! Agora declara apenas que as manifestações são LEGÍTIMAS! PRECISAMOS LUTAR PELA AUTONOMIA DA FUNAI!

Pois espero que antropólogos e ambientalistas deixem seu conforto e comodidade para se solidarizar DE FATO com as populações indígenas! Vamos todos à Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional (AGH!!!) às 17:00 horas de hoje, dia 1º de outubro, para declarar que somos todos indígenas de coração, que REPUDIAMOS os latifundiários e toda maldita bancada ruralista! COMPARTILHEM!!!!!

LIBERDADE SÓ SE CONQUISTA COM LUTA!

Nenhum comentário: