domingo, 17 de janeiro de 2010

Vamos falar de Meio Ambiente?

Difícil restringir nosso debate às questões puramente ambientais. Mas vamos tentar... quem se habilita?
No Brasil, quando falamos em meio ambiente todos se lembram da Amazônia! Não é para menos... é a maior floresta tropical do planeta! E está sendo destruída sob os olhos do Governo Federal, do Ministro do Meio Ambiente, das Forças Armadas... sim, é uma questão de Segurança Nacional, como diziam os ditadores de plantão nos idos de 64...

Mas nos esquecemos do Cerrado, fonte de geração de água para todos os ecossistemas do Brasil, e que está em fase terminal de degradação, desde que o Governo Federal definiu essa área como prioritária para os projetos de monocultura do Agronegócio... milhões de hectares sendo destruídos, transformados em pomar de mamão e outras frutas tropicais...

A Caatinga, coitadinha, prima pobre de nossas florestas, é tida como lixo, escória das matas planetárias, embora suas espécies vegetais e sua fauna sejam as mais adaptadas para as condições adversas que enfrentam. É conveniente, pois apenas com irrigação essas imensas áreas se tornam férteis e altamente produtivas!

A nossa Mata Atlântica ficou de escanteio... deixada para trás nas prioridades dos projetos do PAC... afinal, está cada vez menor, mais confinada entre as enormes plantações de banana do Vale do Ribeira e o mar... as encostas dos morros parecem um caleidoscópio de manchas de lavouras implantadas pela derrubada da mata, enquanto pequenas centrais hidrelétricas aguardam a vez de serem construídas, com aval do IBAMA, para atender às demandas das imensas indústrias de mineração!

As matas de Araucária estão praticamente extintas... aliás, as listas de espécies em extinção desapareceram do noticiário mundial... por que será? Teríamos atingido níveis tão alarmantes que já não vale a pena lutar por elas? Falava-se do mico leão dourado, da ararinha azul, das baleias e tubarões, dos botos cor-de-rosa, do peixe-boi... tantas espécies...

Pois é assim que tratamos de nossos elementos primais! Com o desprezo de quem tem alternativas mais interessantes para substituí-los! Será a cana de açúcar? a soja? as pastagens de gado Nelore? No futuro, nem zoológicos terão a lembrança de nossos belíssimos ecossistemas... eles terão se transformado em pastos e imensas plantações! Que beleza!

Senhores candidatos a todos os milhares de cargos eletivos desse país: o que vossas excelências têm a dizer a esse respeito?

"... Nosso céu tem mais estrelas, nossos campos tem mais flores, nossos bosques tem mais vida, nossas vidas mais amores ..."?

Nenhum comentário: