quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

IESB Cancela curso noturno de Fotografia

Em janeiro de 2012 fui aprovado em vestibular para o curso de Fotografia do IESB, para o período noturno, opção que escolhi por disponibilidade de horário a que, evidentemente, todos que trabalham estão sujeitos. O prazo para matrícula se encerrava no dia 31 de janeiro e o prazo para pagamento do curso, na opção "anuidade" que escolhi, se encerrava dia 7 de fevereiro de 2012. Cumpri todos os requisitos e prazos, pois as aulas teriam início no dia 6 de fevereiro de 2012.

Minha primeira surpresa foi com a prorrogação do prazo de matrículas para o dia 24 de fevereiro e, consequentemente, a data de início das aulas foi postergada para o dia 27 de fevereiro. Nesse ínterim, alguns professores colocaram apostilas no "dashboard" do curso, as quais (como tenho o hábito), li todas, além de buscar novas fontes de informação na Internet. Cheguei até a criar um Blog (Artefacto Artefoto) para divulgação de meus trabalhos fotográficos e literários, uma vez que já sou fotógrafo amador há mais de 10 anos, e tenho mais de 10.000 fotos catalogadas em meus arquivos.

Qual não foi minha surpresa quando, ontem, recebi um e-mail do "coordenador" do curso, afirmando que não mais haveria opção de curso noturno de Fotografia por falta de alunos, embora 16 alunos tivessem feito a matrícula! Vejam abaixo o e-mail que recebi:

De: Paulo Duro Moraes (paulo.moraes@iesb.br)
Enviada: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 11:49:07

Para: martinswallace@gmail.com; arcelino10@hotmail.com; jotafig@hotmail.com; fizumemailaqui@gmail.com; demianhri@gmail.com; pedropaulo_pdc@hotmail.com; contato@inav.org.br; neylima@me.com; haline.samara@gmail.com; pattyzitah@gmail.com; fpfotografo@gmail.com; elvislene3@hotmail.com; rebeca_hadassa@hotmail.com; karinegalvao0404@hotmail.com; eletron69@gmail.com; felipon_braz@hotmail.com

Car@s Alun@s,

Eu sou o Paulo coordenador do curso de fotografia, é com grande pesar que eu informo que o curso de fotografia não abrirá no turno noturno por falta de alunos,a opção que temos é o curso matutino, alguém tem interesse e disponibilidade?

Qualquer coisa entra em contato comigo
Grato

Paulo Duro Moraes
Coordenador do Curso de Cinema e Mídias Digitais
Coordenador do Curso de Fotografia
3445-4815 / 9211-0704
paulo.moraes@iesb.br

O que mais me espanta é a falta de respeito pelo aluno-cliente, que é tratado apenas como um "recurso financeiro" a ser contabilizado para os lucros da instituição, sem considerações pelo futuro profissional que está sendo formado, e a falta de ética de uma instituição de ensino, que não considera em suas decisões a realidade de cada ser humano que a procura com o objetivo de melhorar suas condições de vida e, consequentemente, da sociedade em que se insere como indivíduo e como elemento produtivo e útil.

Sinto-me profundamente agredido, ofendido e indignado por essa atitude unilateral, pois esse tal "coordenador" respondeu, laconicamente, que eu deveria "procurar a secretaria da faculdade para receber de volta os valores pagos" por mim. Esquece-se o dito cujo que eu contraí um empréstimo consignado para pagar a faculdade, e que irá comprometer meu orçamento por 60 (sessenta) meses, cinco anos (!) para um curso de duração de 2 (dois) anos! E não poderei ser ressarcido de todos os encargos contratuais...

Convidaram-me a conversar com a diretoria da escola e me ofereceram a devolução pura e simples das quantias pagas por mim, como se isso não fosse uma obrigação legal da escola, mas um favor que estavam me fazendo. Enfim, excluí o IESB de minhas expectativas presentes e futuras... assim funciona o Capitalismo e a Democracia, ou a "Lei do Mais Forte!" e entenda-se por  "mais forte" o mais poderoso economicamente, e não o mais preparado intelectualmente!

3 comentários:

João Carlos Figueiredo disse...

Fui convidado a conversar com a diretoria do IESB, que me propôs outros cursos, o que certamente recusei. Depois me ofereceram devolver os valores pagos, o que aceitei. Estou aguardando o depósito em minha conta-corrente...

Krishna disse...

Pelo menos alguém entrou em contato com você. Eu sou do curso de Design de Moda e ontem fui pra aula... que aula? Isso aconteceu também no dia 06, que deveria ter começado as aulas. Segunda viagem perdida do mês. Pagamos o mês inteiro e não tivemos nenhum serviço.
Sou de segundo semestre, mas pego grade aberta e iria pegar matérias só do primeiro semestre. Não tiveram nem o respeito de me avisar e ainda mandaram eu esperar mais um pouco pra ver se abre a turma... Gosto muito do curso, mas o IESB só tem me decepcionado.

Detalhe: eu passei o dia ligando para o IESB ontem pra ver se eu realmente teria aula e não dar viagem perdida. Quem disse que eu consegui essa simples informação?? Até desligavam o telefone.

Se eles fossem inteligentes pensariam que uma turma menor é uma turma de melhor qualidade, mas é o dinheiro que fala alto ali. Uma pena...

João Carlos Figueiredo disse...

É verdade, Krishna, entraram em contato comigo, mas só depois de eu publicar meus protestos em meu blog e no site Reclame Aqui! Se não fosse assim, provavelmente estaria até hoje aguardando uma resposta do IESB, bem como a devolução do dinheiro pago.